A Mutação da Menorá
- Rubens Szczerbacki
- 11 de dez. de 2020
- 6 min de leitura
Somos (os judeus) um povo cheio de histórias e tradições. E temos aprendido que as tradições nos unem desde Abraão. Todavia, o próprio Jesus nos ensinou com base no texto de Mateus 15:1-9 sobre os cuidados que devemos ter em não transgredir e invalidar os mandamentos de Deus pela nossa tradição. Isso foi dito aos fariseus e escribas. O alerta era para que não se ensinasse doutrinas que são preceitos de homens. E temos aprendido que os livros apócrifos e deuterocanônicos, entre outros, são preceitos de homens; que o Talmud é fundamentado em preceitos de homens.
Em lugar algum da Bíblia, seja no Antigo Testamento ou Novo Testamento, encontramos a Menorá - traduzido ora por candeeiro, ora por candelabro (gr.luchnia) - de nove braços! Nem o Tanach como o Berith Chadashá fazem qualquer menção a respeito desta anomalia! A propósito, nem sobre acender velas no Shabat! O que Jesus nos ensinou e está registrado em Lucas 11:33, entre outras passagens, é:
Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz. Isso é uma alusão evidente de que se a verdade entrou em nós, temos que proclamá-la a toda criatura! E a verdade é Cristo!
Na Torá, em Êxodo 25:31-40, está escrito:
Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis canas: três canas do castiçal de um lado dele e três canas do castiçal do outro lado dele. [ . . . ] Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. [ . . .] Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.
Ao recebermos Yeshua como Mashiach, não abraçamos o catolicismo romano e seus dogmas, nem o Talmud e suas invencionices humanas e religiosas! O protestantismo definiu Sola Scriptura (Só a Escritura) como o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de fé e prática que o crente em Jesus deve seguir.
Em Zacarias 4:1-14, lemos:
E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. [ . . .] E a palavra do Senhor veio de novo a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós. Porque quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esse se alegrará, vendo o prumo na mão de Zorobabel; são os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra. [e não, nove olhos !]
A figura da Menorá que ilustra o artigo anterior (Jesus de Nazaré e Chanuká) é meramente ilustrativa: não representa nada espiritual! Será que a Menorá que havia no templo que foi rededicado pelos macabeus tinha nove braços? Qual o espírito que está por trás dessa mutação? Isto é um preceito de Deus? E se não é de Deus, é de quem? E inspirado por quem?
O mesmo Cristo em glória que se apresenta à igreja de Sardes como Aquele que tem os sete espíritos de Deus; que tem a chave de Davi; o Primeiro e o Último, de Isaías 44:6 e 48:12; que foi morto e reviveu, é o mesmo que diz para Esmirna: Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás (Ap.2:9), e para Filadélfia: Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos (Ap.3:8-9).
O que estava na mente do Senhor, quando disse para Moisés fazer um candelabro? Tinha que ser de ouro batido, martelado, golpeado, figura evidente da cruz de Cristo! O pedestal aponta para o Pai; a haste central, para o Filho e as demais seis hastes juntamente com esta central - totalizando sete hastes - para o Espírito Santo! As Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo se fundem em Um na haste central! O ouro simboliza a Divindade!
Por Isaías 11:1-2 lemos que repousaria sobre o rebento que sairia do tronco de Jessé, i.e., o Mashiach Yeshua, sete espíritos: o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Esta é uma forma de apresentar a Pessoa do Espírito Santo! Pois bem, o Espírito do Senhor está simbolizado na haste central da Menorá! Ele é Um com Yeshua (a haste central) e ambos são Um com o Pai (apoiados no pedestal)! Aleluia!
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu [o azeite no copo da Menorá na haste que sai do pedestal!] para pregar boas-novas aos quebrantados (1), enviou-me a curar os quebrantados de coração (2), a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados (3); a apregoar o ano aceitável do SENHOR (4) e o dia da vingança do nosso Deus (5); a consolar todos os que choram (6) e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado (7); a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. (Is.61:1-3).
Em tudo, o Espírito Santo, que é o Espírito do Senhor, está sobre Jesus Cristo! João teve esta visão! Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra (Ap.5:6).
Mateus registrou: Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mt.3:16-17)
E as dimensões da Menorá? Não sei! Deus não dá o Espírito por medida! (Jo.3:34)
Assim, qualquer desenho diferente da Menorá que Deus projetou e entregou para Moisés, é humano, herético e diabólico! Assim é a Menorá de nove braços! Assim é qualquer projeto espiritual criado pelo homem sem a inspiração do Espírito Santo, sem o aval de Deus! Lemos em Mateus 15:7-9:
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Penso ser uma desonra ao Espírito Santo e à própria Palavra (E sabemos que Jesus é o Verbo Vivo) a tradição de se criar candelabros mutantes, que não dizem respeito aos mandamentos de Deus, e sim, aos preceitos de homens. É como se Deus precisasse de uma ajudazinha dos sábios para aperfeiçoar o que Ele já fez perfeito! Então, criaram uma Menorá biônica e os rabinos desfilam seus conhecimentos filosóficos com base nos sábios e no Talmud, como na história de Chanuká! A Menorá de nove braços nada tem a ver com o Senhor dos Exércitos de Israel! Ela pode e deve ser colocada na sinagoga de Satanás, não onde habita o Espírito do Senhor!
Se alguém perguntar o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo, da qual Jesus disse que não seria perdoada (Mt.12:31), a resposta está aqui: no espírito que reverencia uma Menorá mutante de nove braços, como se tivesse sido projetada por Deus!
Creio que devemos meditar a respeito e aprender a discernir, até que ponto podemos cumprir as tradições milenares de nosso povo sem desonrar a Deus, Sua Palavra e Seu Espírito!
Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus. (Rm.2:28-29).
Chag Chanuká Sameach

Comments